segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hanseníase

A hanseníase é causada pelo bacio de hansen, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como fígado, testículos e olhos.
Suas primeiras manifestações consiste no parecimento de manchas na pele dormentes, vermelhas ou esbranquiçadas. Com o avanço da doença, o numero de manhas ou o tamanho das já existentes aumentam e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões como nariz e dedos e impedir determinados movimentos como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode provocar acidentes pela falta de sensibilidade nessas regiões.
O diagnóstico consiste em avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais como biópsia podem ser necessários.
A contaminação pode ser através das vias respiratórias, caso o portador não esteja se tratando. Entretando, cerca de 95% dos bacilos já são eliminados na primeira dose do tratamento, impedindo a transmissão a outras pessoas. O tratamento dura aproximadamento uma ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar o auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário