sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Apoptose


É uma via de morte celular que é induzida por um programa intracelular regulado, onde células estinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas. A membrana plasmática da célula permanece intacta, mas sua estrutura é alterada tornando-a alvo de fagocitose. Esse tipo de reação não desencadeia uma reação inflamatória pelo hospedeiro. Difere da necrose pelas seguintes características: não perder a integridade da membrana, não fazer digestão enzimática das células e não provocar reação do hospedeiro. Entretanto, podem ter algumas características em comum.

A apoptose serve para eliminar células indesejáveis, danosas ou que já não são úteis. É um evento patológico quando células não podem ser recuperadas, especialmente quando afeta o DNA. R

Pode é induzida por uma cascata de eventos que podem ser iniciados de modos distintos, culminando na ativação das caspazes. O processo de apoptose pode ser dividido em uma fase de ativação, na qual as caspases se tornam ativas e uma fase de execução onde enzimas atuam provocando a morte celular. O início da apoptose ocorre através dos sinais de duas vias distintas, porém convergentes: a via extrínseca (iniciada por receptore) e a via intrínseca (ou mitocondrial). Ambas as vias convergem para ativas as caspases.
Referências:
Robbins e Cotran. Patologia. Bases patológicas das doenças. 7ed. Elsevier, 2005


Lesão celular: Reversível e Irreversível

Lesão celular: caminho responsável pela sequência de eventos onde a lesão celular reverssível se torna irreversível, levando à morte da célula.As primeiras alterações associadas às diversas formas de lesão celular incluem:
-redução na geração de ATP;
-perda da integridade da membrana celular;
-defeito na síntese de proteínas;
-dano ao citoesqueleto (influxo de cálcio);
lesão do DNA.
Dentro de certos limites a célula pode compensar essas alterações, mas estímulos persistentes ou exessivos podem cruzar esse limiar, causando uma lesão irreverssível (quando causa extravasamento dos componentes vitais à célula).Não há um ponto exato que defina esse limiar, mas há dois fenômenos que caracterizam a irreversibilidade:
*A incapacidade de reverter a disfunção mitocondrial (ausência de fosforilação oxidativa e geração de ATP);
*O desenvolvimento de alterações profundas na função da membrana.
Essa dissolução da célula é característica da necrose.