terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alterações vasculares na inflamação aguda

Os principais mecanismos de defesa do hospedeiro são os anticorpos e leucócitos encontrados na sua corrente sanguínea. Na inflamação, os vasos sofrem alterações, o que facilita o movimento das proteínas plamáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão ou da infecção.

Vasodilatação:
É uma das primeiras manifestações inflamatórias, geralmente após uma constricção. Provoca aumento do fluxo sanguíneo, caracterizado por calor e rubor. É induzida por histamina e óxido nítrico. Em seguida aumenta a permeabilidade, causando extravasamento das proteínas.
A perda de líquido concentra hemácias e aumenta a viscosidade do sangue (isso dilata os vasos e deixa o fluxo mais lento); situação conhecida como 'estase'.

Aumento da permeabilidade vascular:
É uma característica fundamental da inflamação aguda. Quando o plasma perde proteínas aumenta a pressão osmótica no interstício e diminui a a pressão osmótica no capilar. Por estar associado à pressão hidrostática (maior fluxo de sangue pelos vasos dilatados), esse fenômeno provoca extravasamento de fluido e o seu acúmulo no interstício, situação conhecida como edema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário