terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas de bordas delimitadas e crescimento centrífugo. Também é possível que haja despigmentação do cabelo. É frequênte em 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. O diagnóstico em doentes com patologias oculares é significantemente maior que na população em geral. Eventualmente, o vitiligo surge após traumas ou queimaduras solares.
A causa não está esclarecida, mas há três teorias para explicar a destruição dos melanócitos: teoria imunológica, teoria citotóxica, teoria neural.
Não há descrição de sitomas. A maioria dos pacientes procura o médico pelo transtorno estético que a doença ocasiona, embora há quem consulte em virtude de queimaduras solares nas áreas manifestadas.
No início surgem manchas hipocrômicas, depois acrômicas de limites nítidos, geralmente com bordas hiperpigmentadas, com forma e extesão variáveis. Há tendência à distribuição simétrica. As áreas mais comumente afetadas são: punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, ao redor da boca, olhos, cotovelos, joelhos, virilhas e antebraço. É raro acometer nas palmas das mãos e planta dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário