sábado, 7 de agosto de 2010

Introdução à Patologia

sofrimento (Phatos); estudo (logos)

A patologia é uma disciplina que liga as ciências básicas à prática clínica e estuda alterações estruturais e funcionais que ocorrem nas células, tecidos e órgãos decorrentes de doenças. A patologia tenta explicar as causas e os motivos dos sinais e sintomas que os pacientes manifestam.
Aspectos das doenças que formam a patologia:

1- Etiologia e causa:
Há duas classes principaisnde fatores etiológicos: intrínsecos ou genéticos e adquiridos (infeccioso, nutricional, químico ou físico). Mas essas duas classes podem estar envolvidas por fatores ambientais.
O conhecimento da causa primária é o fundamento para o diagnóstico, para a compreensão das doenças ou para desenvolver o tratamento.

2- Patogenia:
Sequência de eventos da respostas das células ou dos tecidos ao agente etiológico, desde o estímulo inicial até a axpressão final da doença em sí.

3- Alterações morfológicas:
Referen-se a alterações estruturais nas células ou nos tecidos que são característicos da doença ou levam ao diagnóstico do processo etiológico.

4- Manifestações clínicas:
Influência ou função normal de órgãos e tecidos e determina sinais e sintomas, curso e prognóstico de uma doença.
Todas as formas de lesões dos órgãos começam com alterações moleculares ou estruturais nas células, que por estarem interagindo constantemente umas com as outras, em conjunto levam a danos teciduais e de órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário